“Ser omisso, é ser covarde”

tre_apor

Eu estou lendo o livro Libertação Animal de Peter Singer;  é um livro muito interessante do ponto de vista informativo, mas muito deprimente,  analisado pelo psicosocial, porque mostra claramente o “tamanho da insanidade, educação e ignorância do ser humano a nível mundial”.

Cheguei na página 100 e são 461 páginas,  mas tive que parar a leitura por várias vezes para chorar e respirar.

Eu ganhei o livro de presente e a sensação que tenho é de que a pessoa que me deu o livro, também me deu a oportunidade de resgate de um mundo de crueldades e insanidades do qual  quase todos contribuem de maneira desmedida para o sofrimento e a tortura, na maioria das vezes sem explicação e muitas vezes por motivos banais como a satisfação do próprio ego como prova do ilusório status que só existe dentro da mente das pessoas.

O livro mostra o quanto somos individualistas e temos dificuldades em amar e viver simplesmente.

A atitude do presente foi um ato de amor ao próximo que só pessoas muito evoluídas de alma  e  experiências conseguem ter.

Uma leitura importante e que todos deveriam fazer, pois nos conduz ao eu interior e nos obriga a rever nossos conceitos de vida.

Não é possível ler o livro e continuar sendo a mesma pessoa, você tem consciência de ser um grão de areia no oceano, mas se sente na obrigação de fazer algo para ajudar a mudar esta realidade dura do nosso dia a dia.

Vivemos de maneira errada em todos  os sentidos, agimos errado, pensamos errado, sentimos errado.

Recentemente fiz uma nova amizade com uma figura importante no cenário da gastronomia nacional e ontem essa amiga estranhamente postou no Instagran uma foto de  um homem segurando uma bacia de sangue, com uma faca nas mãos e os dizeres embaixo: – Sangue é alimento.

Levei um susto com a imagem e senti náuseas na hora com os dizeres,  não tive como não ficar refletindo, até que ponto as pessoas escondem a insanidade atrás de um sorriso simpático?

E isso se aplica em todos os segmentos de nossa rotina de vida, por exemplo;  aquele empresário amigo,  super simpático, que é desonesto nos negócios, esse cara é uma boa pessoa?

Aquele político super amigo, super “bonzinho”, mas que é corrupto.  Esse cara é uma boa pessoa?

Você que esta lendo este texto agora, já parou para pensar se você tem sido uma boa pessoa? Você tem cuidado verdadeiramente de você?  Tem certeza de que você gosta de você mesmo?

Percebo que trata-se de um ato cultural inconsciente falar uma coisa e fazer outra. Muitas vezes as pessoas até sabem que estão agindo errado, se sentem mal, mas o questionamento vem acompanhando do pensamento; – Todo mundo faz!

Muitos preferem se omitir aos fatos, fingem que não veem, fingem que não ouvem,  ou não falam sobre o tema, ou pior ainda, quando falam dizem que preferem compartilhar apenas coisas boas, como se isso resolvesse algo;  inconscientemente a pessoa que age assim esta dizendo que enquanto ela não esta sendo prejudicada ela prefere se fazer omissa da situação e critica quem toma posição.

A parte que pessoas assim não sabem,  é que estão sim,  sendo prejudicadas e estão se prejudicando quando tem a oportunidade de se manifestar e se calam diante dos fatos isso é como pendurar no peito um crachá escrito “SOU UM COVARDE”. Ser omisso é ser cobaia de outros.

Naturalmente que nem todo mundo acompanha a maioria, felizmente.

Como disse a cima, não dá para continuar sendo a mesma pessoa depois de ler o livro e percebo que cada um contribui da maneira que pode, já estou começando a traçar a minha forma de contribuição, me sinto na obrigação de repassar a visão de mundo que me foi concedida como forma de amor ao próximo.

Ainda estou no processo de resgate!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s